Matriz de Leds 8×8 RGB Anôdo comum

29 OUT
2015

Autor: Leonardo Dalla Porta

Neste tutorial você verá como conectar e utilizar o display do tipo Matriz de Leds RGB 8×8 Ânodo comum no seu arduino, de forma quanto complexo, porém, vale a pena todo o trabalho, além que você aprenderá muitas coisas!

Começando pela matriz de leds, ela tem 32 pinos: 8 anodos, catodos de 8 para o vermelho, verde e 8 para 8 de azul. Então, utilizamos um arduino para controlar todos os parametros de cor e posição dos leds acesos e apagados!

Saiba que com o Shift Register você pode controlar todos os 32 pinos da matriz de leds usando apenas um par de fios do arduino. Registradores são baratos, neste caso foi usado o circuito integrado 74HC595, que por sua vez controla todos os leds da matriz, ou seja, 64 leds!

 

Esquema

O esquema de ligação da matriz de leds e todos os componentes deve ficar igual da imagem a seguir, lembrando que os 3 fios azul, verde e amarelo são conectados ao Arduino, neste tutorial mostraremos como utiliza-lo com o Circuito integrado “74HC595” mas pode ser usado também com o “TLC5940”, porém você precisa ter habilidades para poder montar isso:

 

 

 

Código

O código, como é muito extenso, está disponibilizado neste link! O código consta com vários deslocamentos de Bits, ou seja, para você poder mudar de cor, você precisa modificar alguns parâmetros disponibilizados no código.

 

 

Qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo, espero ter sido esclarecedor, um abraço e até a próxima!

Faça um bom uso! Att. Equipe Nadiel Comércio.

 

2 Comentários to “Matriz de Leds 8×8 RGB Anôdo comum”

  1. Carlos disse:

    Você tem algum projeto usando o 7219 para controlar uma matriz RGB 8×8?

  2. Infelizmente ainda nao…

Deixe um comentário

mugen 2d fighting games

*

 
WordPress主题
WordPress Themes