Sensor de Fluxo de Agua

14 OUT
2015

Autor: Leonardo Dalla Porta

 Um dia você deve ter pensado em criar um sistema de controle baseado na taxa de fluxo de água ou quantidade, não é? Por exemplo, enquanto jardinagem, para medir a quantidade de água usada para molhar suas plantas, para evitar o desperdício, etc. Se sim, então este projeto DIY muito fácil é para você. Aqui, instruções passo a passo são dadas sobre a forma de medir a taxa de fluxo e quantidade da água usando um sensor de caudal Arduino.

Você vai precisar de:

  1. Arduino / Arduino Clone ou fazer sua própria placa arduino costume com este tutorial.
  2. Medidor de fluxo de água.
  3. Fios de ligação.

 

Então, como isso funciona?

O medidor de fluxo de água funciona segundo o princípio de “efeito Hall”. De acordo com o qual, uma diferença de tensão é induzida numa direção transversal ao condutor de corrente eléctrica e o campo magnético perpendicular a ele. Aqui, de efeito Hall é utilizada no medidor de fluxo utilizando um rotor em forma de pequeno ventilador / propulsor que é colocado no percurso do líquido que se escoa.

O líquido, assim, empurra de encontro às alhetas do rotor, fazendo-o rodar. O eixo do rotor está ligado a um sensor de efeito Hall. É um arranjo de uma bobina de fluxo de corrente e um íman ligado ao veio do rotor. Assim, uma corrente / pulso é induzida como este rotor roda. Neste medidor de fluxo, por cada litro de líquido que passa através dele por minuto ele produz cerca de 4,5 pulses.This é devido ao campo magnético variável causado pelo íman ligado ao veio do rotor, como se vê na figura abaixo. Nós medimos o número de pulsos, usando um Arduino. E, em seguida, calcular a taxa de fluxo em L / h utilizando uma fórmula de conversão simples explicado a seguir:

Taxa de fluxo Arduino tutorial do sensor

Ligar o sensor de fluxo no Arduino

Aqui, as ligações necessárias para este sensor de fluxo em relação ao Arduino é muito simples. Existem apenas três fios que vêm do sensor de vazão. O 5V Vcc (fio vermelho), o Gnd (fio preto), e o sinal / pulso (geralmente amarelo) linha. Conecte o Vcc e GND do medidor de vazão para Vcc do arduino e GND. A linha de pulso do sensor de fluxo está ligado ao pino digital do arduino 2. pino digital do Arduino 2 serve como um pino de interrupção externa (interromper pino 0). Agora você ter ligado o seu medidor de fluxo para o Arduino.

Taxa de fluxo Arduino tutorial do sensor

Código

Carregar o seguinte código ao seu Arduino: Código do Sensor. Aqui, o código usa uma interrupção externa no pino digital da arduino 2. Esta é usada para ler os impulsos provenientes do medidor de vazão. Quando arduino detecta o pulso, ele imediatamente aciona a função pulseCounter (). Esta função, em seguida, conta o número total de impulsos.

Neste sensor de Fluxo para Arduino, para cada litro de líquido que passa através dele por minuto ele produz cerca de 4,5 pulsos. Assim, dividindo-se o total de contagem de pulso obtido por 4,5 irá dar-lhe a quantidade total de líquido que passa por ele em litros / minuto. Além disso dividindo-o em 60 vai lhe dar a vazão em litros / hr. E, portanto, o valor total ou a quantidade de água / líquido que passou através dele. O sensor tem uma precisão de 3%.

Qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo, espero ter sido esclarecedor, um abraço e até a próxima!

Faça um bom uso! Att. Equipe Nadiel Comércio.

Deixe um comentário

Free WordPress Themes

*

 
Premium WordPress Themes
WordPress Themes