Controlando uma válvula solenoide de um Arduino

10 SET
2015

Autor: Leonardo Dalla Porta

Usando o Arduino para controlar a válvula solenoide é simplesmente um exemplo de configuração de um pino alta para a quantidade de tempo adequado. Há, no entanto, uma ressalva, o solenoide funciona com uma tensão diferente para o Arduino e você não pode se conectar diretamente a dois. Neste caso, um transistor de TIP120 é utilizada como uma chave.

 

TIP120g

O TIP120 permite que uma pequena tensão dc (do Arduino) para mudar uma tensão dc maior (12V para o solenoide). Pode ser pensado como um interruptor, aplicando uma corrente de B permite que a corrente flua entre C e E.

 

Conectando um solenoide no Arduino

 

O díodo (um 1N4007 neste caso) ligado ao solenoide permite que a corrente flua apenas numa direção. Quando a corrente é cessada o solenoide tenta voltar ao estado atual. Isso pode fritar o Arduino. O diodo alimenta esta corrente de volta para o solenoide até que seja dissipada.
SolCir01

 

 

Qualquer duvida deixe seu comentário abaixo, espero ter sido esclarecedor, um abraço e até a próxima!

Faça um bom uso! Att. Equipe Nadiel Comércio.

2 Comentários to “Controlando uma válvula solenoide de um Arduino”

  1. Heitor disse:

    Boia tarde , por gentiliza não estou conseguindo ativar a solenoide, creio o resistor esteja diminuindo a voltagem, posso enviar fotos de como esta montado o circuito ?

  2. Bom dia!

    Pode me enviar para ldp.dalla@gmail.com

    Abraço!

Deixe um comentário

WordPress Blog

*

 
Weboy
WordPress Themes