Barômetro BMP180 no Arduino

09 JUN
2015

Autor: Leonardo Dalla Porta

Tecnologias antigas que de forma eletrônica, fazem parte de nosso dia a dia hoje na atualidade, isso, o que estamos falando é o Barômetro, equipamento utilizado para medir pressão atmosférica, que evoluiu muito de um metro, para 10 milímetros aproximadamente!

Com a necessidade de medir a pressão atmosférica, o Evangelista Torricelli, desenvolveu o barômetro, sua primeira versão utilizava mercúrio (Metal Pesado) para realizar esta leitura, e além disso o experimento tinha aproximadamente um metro de altura…

O Barômetro BMP180

O Barômetro BMP180 é um sensor de pressão atmosférica de baixo consumo e de alta precisão, o sensor trabalha com o protocolo I2C, que torna o mais pratico, com seu tamanho reduzido (12mm * 12mm), nos permite posiciona-lo em qualquer local com facilidade. Sua tensão de trabalho é de no mínimo 3v e no Máximo 5v, sendo possível utilizar com qualquer bateria dentro desses valores.

Conectando-o ao Arduino UNO

Como já mencionamos, o sensor trabalha com I2C, dessa forma trabalhamos com apenas 2 portas do Arduino, para o Arduino Uno é as portas analógicas 4 e 5.

BMP180

Software

A biblioteca que utilizamos é a “BMP180” que pode ser encotrada aqui.

Faça download da biblioteca instale-a e execute o código de exemplo a seguir:

Código Download

Espero que tenham compreendido, qualquer duvida deixe seu comentário logo abaixo!

Att. Leonardo Dalla Porta

 

4 Comentários to “Barômetro BMP180 no Arduino”

  1. André Bueno disse:

    E ai amigo, tudo bem?
    Eu vi que voce tem varios produtos a venda no mercado livre, eu tava precisando de alguns.. Mas nao qeria pagar frete individual pra cada mercadoria…
    Eu preciso de um modulo com 4 reles, um sensor de nivel de reservatorio de agua, um sensor de humidade pra terra e uma mini bomba, tudo pra usar com o arduino.. Voce tem esses produtos? podemos nogociar fora do Mercado livre? meu email é msndobueno@hotmail.com por favor entre em contato comigo..

  2. Olá ; o nosso frete é único e fixo para qualquer quantidade e itens.

    em resumo clique em comprar no primeiro item de seu interesse, marque a opção “entregar no meu endereço” e aparecerá um campo para digitar o frete (digite um dos frete informados na pergunta anterior). para os demais itens marque a opção de “entrega a combinar” (neste caso vc não precisa adicionar mais fretes. Para agilizar sua compra e evitar erros prefiro que compre diretamente pelo ML.
    Veja aqui nosso e-shop http://eletronicos.mercadolivre.com.br/_eshop_nadielcomercio

  3. Adir disse:

    Ola. Estou tentando fazer um mini variometro usando o sensor BPM 180 com um Arduino Pro mini. Tenho um conversor Bidirecional 5 para 3.3 V, no conversor tem as entradas :Hv, Hv3, Gnd, Hv, Hv2 Hv1, e no outro lado :Lv4, Lv3 ,Gnd, Lv, Lv2, Lv1, Como faço a ligação, no sensor. Onde posso encontrar a biblioteca arduino para pro mini para programar. Pode me ajudar. Grato.

  4. para programar o pro mini eu tenho um video falando sobre isso, o link é este: https://www.youtube.com/watch?v=J2-TCiKLvxo
    Sobre o conversor, não sei sobre ele ainda, talvez no futuro traremos isso ao blog…

Deixe um comentário

Weboy

*

 
WordPress Blog
WordPress Themes