Arduino Pro Mini

26 MAIO
2015

Autor: Leonardo Dalla Porta

Se você está por aqui, é grande a probabilidade que já ouviu falar em Arduino. Uma placa de desenvolvimento, muito pratica pra fins educacionais até industriais, onde controlamos tudo o que quisermos.

Mas a famosa placa que utilizamos Arduino Uno, fica muito grande para certas aplicações, e muito difícil de utilizar em aplicações finais. Com essa finalidade foi desenvolvido o Arduino Pro Mini, desenvolvido de forma econômica e pequena, sim, ele é do tamanho de seu polegar!

 

Programando o Pro Mini

Para tornar este dispositivo mais econômico, foi retirado a interface USB, mas você pode estar programando-o utilizando um programador especifico para este, ou simplesmente um Arduíno, Uno ou Mega.

Para isso você vai precisar de:

  • Arduino Mini
  • Arduino Uno, ou Arduino Mega, ou qualquer com USB
  • Jumper’s

Primeiro passo:

A primeira coisa que deve fazer é remover o Circuito Microcontrolador da placa, no caso do Arduino uno isso é possível, caso não saia no caso do Arduino Mega, não precisa modificar. Após feito isso, vamos as conexões:

 

Hardware

12

 

Efetue as ligações conforme o modelo de seu Arduíno, não esqueça, siga a risca suas ligações, vamos lá!EsquemaPromini.fw

 

Software

Após circuito montados vamos ao código. Defina o código que queira “enviar” para seu Arduíno pro mini e entao siga os seguites passos:

  • Abra a IDE
  • Clique na aba: Ferramentas > Programador > Arduino as ISP
  • Abra seu Código e clique em Carregar.
  • Pronto!

Neste processo você configurou para a porta serial se comunicar com o processador do seu Pro mini, depois disso basta conferir se seu desenvolvimento está certo, e partir para seus projetos!

Espero que este post seja esclarecedor e corrija todas suas duvidas, qualquer duvida, deixe seu comentário logo abaixo!

 

Fontes:

http://www.instructables.com/id/Uploading-sketch-to-Arduino-Pro-Mini-using-Arduino/?lang=pt

Deixe um comentário

Free WordPress Themes

*

 
WordPress Blog
WordPress Themes