RFID RC522 Utilizando Arduino

05 MAIO
2015

Autor: Leonardo Dalla Porta

 

Diariamente deparamos equipamentos cada vez mais tecnológicos, seja em um simples controle de acesso até mesmo a partida dos carros, a tecnologia RFID já esta a um certo tempo entre nós, como por exemplo carros a partir de 1996 vários modelos já contavam com um chip na chave, onde impossibilita o carro de dar partida com chave diferente, mas infelizmente poucas pessoas conhecem esse sistema, que evita muitos furtos de veículos. Mas a parte mais interessante de tudo isso é que isso esta ao seu alcance!

 

Um pouco de sua origem:

Durante a Segunda Guerra mundial, os alemães precisavam identificar os aviões os quais haviam de aterrizar na pista, mas para ter certeza se era um aliado ou inimigo foi aplicado a seguinte tática, antes de chegar próximo á pista de aterrizagem o piloto deveria girar a nave para inverter o sinal recebido pelo radar, onde os operadores do radar ja saberia que era um aliado. Primeiramente esse sistema foi chamado de RFID (Radio Frequency Identification). Tempo depois sob comando de Watson-Watt, foi desenvolvido o IFF (Identify Friend or Foe) assim todos os aviões britânicos que portavam este dispositivo poderiam ser identificados.

Após isso esse sistema evoluiu muito, em 1973, Mario W. Cardullo patenteou o projeto com um chip programável, que foi destinado a trancas eletrônicas. Na decada de 90 alguns engenheiros da IBM, criaram um sistema RFID utilizando a tecnologia UHF, que por sua vez teria um alcance de 6m em ambiente normal. Mas a IBM acabou vendendo esta patente para a Intermec. Que passou a utilizar a tecnologia em diversas áreas, em 1999 um grupo de empresas e professores criaram o Auto-ID Center localizado no Instituto de Massachussets, a partir dai a tecnologia vem sempre avançando para facilitar as coisas.

O que é RFID? Pra que serve?

 RFID ou “Radio Frequency Identification” é um sistema de identificação por aproximação, ou seja, você tem uma “Tag” Transpoder e ela é portadora de um código único, que serve para identificar alguma como por exemplo um Animal, uma pessoa, um produto, etc.

 

Curiosidades

  • Empresas como por exemplo a HP trabalham com RFID para identificar as assistências feitas nas impressoras.
  • Os EUA queriam implantar os chips RFID em todas as pessoas, talvez substituindo pelo “Social Security Card” lá utilizado.
  • No brasil já existem inúmeros animais sendo identificados dessa forma.

 

Funcionamento

 O leitor de RFID possui uma bobina, esta bobina transmite uma pequena quantia de energia, suficiente para alimentar a Tag. A Tag também possui uma bobina que ao receber essa onda eletro-magnética fornecida pelo leitor, alimenta o microchip que transmite o código pela mesma bobina.

 

O projeto

 Estaremos simulando neste projeto, uma tranca eletrônica, utilizando um servo motor, pois é uma tranca que funcionaria até mesmo com uma bateria muito pequena, pois ele não tem necessidade de ficar operando a todo momento, assim ficando até mais ecológico. O sistema consiste no Modulo leitor RFID, no Arduíno e um display de “Bem Vindo”, veja como:

Produtos utilizados:

  • Leitor RFID-RC522
  • Tag ou cartão RFID
  • Arduíno
  • Protoboard
  • Jumpers

 

Firmware

Neste LINK está disponível a biblioteca do Módulo RFID RC522. Tendo esta biblioteca instalada faça download do código, faça upload no seu Arduíno e comece a montagem de seu Hardware!

Código

 

Hardware

 

Arduino-Uno-r3-with-RFID-RC522_bb

2 Comentários to “RFID RC522 Utilizando Arduino”

  1. andre disse:

    olá, para o cadastro de 5 ou 6 tags diferentes , abrindo servos diferentes, como seria ? Basicamente um guarda volume

  2. Olá, André, é simples, só ir adicionando mais condições IF com o valor da tag!

Deixe um comentário

Weboy

*

 
Premium WordPress Themes
WordPress Themes