Sensor óptico reflexivo TCRT5000

21 JUN
2014

Autor: Nadiel Comércio

O TCRT5000 é um sensor óptico com saída de transistor muito comumente usado em projetos de robôs seguidores de linha, nessa postagem mostrarei como montar o esquema elétrico e fazer a montagem desse sensor. Para o meio prático usarei um Arduino para testar.

Free-shipping-100PCS-New-TCRT5000L-TCRT5000-Reflective-Optical-Sensor-Photoelectric-switch

Antes de começar, algumas informações muito importantes devem ser ressaltadas, e para isso, ler o DATASHEET do componente é a melhor opção para extrair estas informações.

 

Como Funciona

Este sensor é composto basicamente por um LED emissor de infravermelho (Luz que nesta frequência [Hz] não é visível a olho nu)  e um fototransistor responsável por filtrar a luz natural e captar ou não sinais de infravermelho. Ele possui um escudo que separa o emissor do receptor e dependendo da reflexibilidade da superfície ele é capaz de detectar a cor (Em uma escala PRETO e BRANCO) dessa superfície em questão.

 

Características de Operação

• Dimensões (L x C x A em mm): 10.2 x 5.8 x 7
• Distancia de operação de pico: 2.5mm
• Distancia de operação com eficiência maior que 20%: 0.2mm até 15mm
• Consumo de corrente: 1mA
• Comprimento de onda do emissor: 950nm

TCRT5000 - Pinagem e funcionamento

Perceba que o tipo de objeto que você quer detectar vai influenciar diretamente na operação do sensor, já que, quanto mais reflexivo o material, maior a distância que o sensor vai alcançar. Como exemplo, fiz um teste (sem precisão), onde o sensor foi acionado com um pedaço de papel (branco) à 23 mm, uma régua de metal foi detectada à 30 mm e, com um pedaço de madeira escura, o sensor nem foi acionado.

Para testar esse sensor óptico com o Arduino, vamos primeiramente montar este circuito. Foi utilizado um resistor de 330 ohms para o led infravermelho e de 10K para o transistor :
Sensor Optico - Teste sem led

Carregue este programa, abra o serial monitor e aproxime objetos do sensor até que o objeto seja detectado. No serial monitor, o status muda de “Ausente” para “Detectado” :

Código para Arduino:

 

 1
 2
 3
 4
 5
 6
 7
 8
 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
// Programa : Teste sensor óptico reflexivo  
// Autor : Arduino e Cia  
   
int objeto = 0;  
   
void setup()  
{  
  pinMode(7, INPUT); //Pino ligado ao coletor do fototransistor  
  Serial.begin(9600);  
}  
   
void loop()  
{  
  objeto = digitalRead(7);  
  if (objeto == 0)  
  {  
    Serial.println("Objeto : Detectado");  
  }  
  else  
  {  
    Serial.println("Objeto : Ausente !");  
  }  
} 

Gostou?  Confira em nossa loja virtual, no Mercado Livre, NADIEL COMÉRCIO este produto e mais outros componentes eletrônicos.

 

4 Comentários to “Sensor óptico reflexivo TCRT5000”

  1. Paulo César disse:

    Boa noite! gostaria de saber se esse sensor óptico TCRT5000 substitui o sensor óptico cny70 ?

  2. OLá verifiquei aqui e existem certas semelhanças. veja os datashets dos dois itens para maiores detalhes http://www.vishay.com/docs/83751/cny70.pdf e este http://www.vishay.com/docs/83760/tcrt5000.pdf

  3. Paulo César disse:

    Nadiel boa noite! vc tem esse CNY70 pra vender? eu fiz uma cotação com vc no mercado livre e estou aguardando sua resposta, desde já muito obrigado.

  4. olá desculpe mas não tenho este item Veja aqui nosso e-shop http://eletronicos.mercadolivre.com.br/_eshop_nadielcomercio

Deixe um comentário

Free WordPress Themes

*

 
Weboy
WordPress Themes