Controlando um Lcd 16×2

24 MAIO
2014

Autor: Nadiel Comércio

Hoje reuni algumas informações muito úteis e funcionais sobre este incrível display 16×2; vamos aprender como mostrar caracteres na tela.

Foi utilizado para este exemplo:

1x Arduino UNO

1x LCD 16×2

1x Potenciômetro 10KΩ

1x Protoboard

Alguns Jumpers Macho x Macho

 

Antes de começar, faça os downloads abaixo:

Pronto vamos a pinagem do LCD:  Lcd_0

pantalla-lcd-16x2-con-luz-trasera-arduino-atmel-pic-3109-MLM3986108728_032013-F

Na parte frontal do LCD você encontrará a numeração dos pinos, encontrando apenas o número 1(à esquerda) e o número 16(à direita), indicando que a contagem dos pinos vai de 1 a 16 da esquerda, para a direita.

Tenho percebido que alguns fabricantes deste lcd tem colocado invertido a numeração, onde mostra o pino 1 seria o 16, e onde mostra o 16 seria 0 1; e ainda existem algumas diferenças nas escritas na placa; alguns mostram VSS outros mostram GND, ou V0 por VEE… Mas isso não é importante, pois vai funcionar da mesma maneira o que temos que prestar atenção é na montagem conforme a tabela abaixo:

 

tabelaLCD

 

 

Datasheet do LCD: No Datasheet podemos encontrar informações sobre o LCD, e saber quais os pinos vamos utilizar para fazer a montagem do circuito do LCD com o Arduino!

Nesta nossa demonstração, não utilizaremos os pinos 7, 8, 9 e 10.

Após consultar o Datasheet, faça a  montagem do circuito conforme a figura abaixo:

 

 Montagem do Circuito: LCD + Arduino:

EfeitoscomLCD_bbObs: O potenciômetro de 10 K é utilizado para regular o contraste da tela, pode ser substituído por resistores;

 

 

// Código para Arduino

#include <LiquidCrystal.h> //Inclui a biblioteca do LCD

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2); //Configura os pinos do Arduino para se comunicar com o LCD

int temp; //Inicia uma variável inteira(temp), para escrever no LCD a contagem do tempo

void setup()
{

lcd.begin(16, 2); //Inicia o LCD com dimensões 16×2(Colunas x Linhas)
lcd.setCursor(0, 0); //Posiciona o cursor na primeira coluna(0) e na primeira linha(0) do LCD
lcd.print(“Olá Mundo”); //Escreve no LCD “Olá Mundo!”
lcd.setCursor(0, 1); //Posiciona o cursor na primeira coluna(0) e na segunda linha(1) do LCD
lcd.print(“Meu Texto”); //Escreve no LCD “Meu Texto”

}

void loop()
{

lcd.setCursor(13, 1); //Posiciona o cursor na décima quarta coluna(13) e na segunda linha(1) do LCD
lcd.print(temp); //Escreve o valor atual da variável de contagem no LCD
delay(1000); //Aguarda 1 segundo
temp++; //Incrementa variável de contagem

if(temp == 600) //Se a variável temp chegar em 600(10 Minutos),…
{
temp = 0; //…zera a variável de contagem
}

}

 

Gostou?  Confira em nossa loja virtual, no Mercado Livre, NADIEL COMÉRCIO este produto e mais outros componentes eletrônicos.

 

 

 

 

1 Comentário to “Controlando um Lcd 16×2”

  1. carlos disse:

    muito bom.

Deixe um comentário

Premium WordPress Themes

*

 
WordPress Blog
WordPress Themes